terça-feira, 21 de agosto de 2012

Rúgbi e Futebol Americano

Educação Física: 1º Ano

As regras e a sua institucionalização nas duas modalidades têm semelhanças e diferenças.
A seguir estão algumas:
Rúgbi
Futebol Americano
Origem nas escolas públicas do sistema de Educação Básica da Inglaterra.
Origem nas faculdades do sistema privado de Ensino Superior dos Estados Unidos.
Duas equipes com 15 ou sete jogadores em campo que não podem fazer passem com as mãos para frente. Nesse caso os passes podem ser feitos com os pés. Geralmente cada equipe tem jogadores polivalentes: os mesmos jogadores atacam e defendem, podendo haver cinco substituições nos casos do jogo de 15 e três no jogo de 7.
Duas equipes com 11 jogadores em campo cada uma que só podem fazer passes com as mãos para frente antes de ultrapassar a “linha” inicial de cada jogada. Geralmente cada equipe tem dois times: os jogadores que atacam não são os mesmos que defendem.
Obs.: quando uma equipe joga com os mesmos jogadores no ataque e na defesa diz-se que ela tem o estilo iron men (“homem de ferro”).
A equipe não é obrigada a avançar durante todo o tempo, mas cada tentativa de fazer gol recebe uma pontuação diferenciada (cada try vale cinco pontos), valendo mais caso seja convertida (cada conversion vale dois pontos).
Cada equipe tem quatro tentativas para avançar determinada distância (10 jardas, equivalente a 9,14 metros) e manter a posse de bola; caso não avance, a bola passa para a equipe adversária.
Se o jogador conseguir invadir o espaço do gol adversário portando a bola nas mãos e tocá-lo no solo (touchdown) com a bola em mãos ganha uma “tentativa de gol” (try); caso ocorra uma infração às regras, há o chute de pênalti (vale três pontos).
Se o jogador conseguir invadir o espaço do gol e tocar o solo (toucdown) com a bola em mãos, marca gol (seis pontos), tendo direito a um chute extra ao gol (ponto).
O jogador pode chutar a bola para o gol fazendo transpor o travessão entre as traves durante as partidas (droap goal), marcando três pontos ou, ainda, optar pelo chute, no caso de cobrança de penalidade (três pontos).
O jogador pode chutar a bola para o gol (field goal), fazendo-a transpor o travessão entre as traves (vale três pontos).


3 comentários: