terça-feira, 1 de maio de 2012

Tênis

                                                                                         2º Ano – 2º Bimestre

TÊNIS  -  BREVE HISTÓRICO

Origem do tênis a partir do jogo de paume

     Há muitas teorias para o surgimento do tênis, mas há um consenso de que a França estabeleceu as bases reais do jogo com o surgimento do jeu de paume (jogo da palma), no final do século XII e início do XIII. No tênis primitivo as raquetes não eram empregadas. Os jogadores usavam as mãos nuas e depois optaram por usar luvas. No século XIV, já havia jogadores que usavam um utensílio de madeira em forma de pá, conhecido como battoir, e que mais tarde recebeu um cabo e também as cordas trançadas. Era o nascimento da raquete, uma invenção italiana.
     Com o tempo, o tênis deixou de ser jogado com a bola contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o longue-paume, que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado. Mais tarde apareceu o court-paume, jogo similar, disputado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e que exigia uma superfície menor para sua prática.
     Muitos reis da França tinham no jeu de paume sua principal diversão, a ponto de o rei Luís XI decretar que “a bola de tênis teria uma fabricação específica: com um couro especialmente escolhido, contendo chumaço de lã comprimida, proibindo o enchimento com areia, giz, cal, cinza, terra ou qualquer espécie de musgo”. Para se ter uma ideia do crescimento do esporte na França, o rei Luís XII (1498 – 1515) pediu a um francês de nome Guy Forbert para codificar as primeiras regras e regulamentos e fez construir em Órleans, cidade onde tinha o seu palácio, nada menos que 40 quadras. Em plena Guerra dos Cem Anos, o rei Carlos V condenou o jeu de paume, declarando que “todo jogo que não contribua para o ofício das armas será eliminado”. A necessidade de tal proibição indica que o novo esporte alcançou uma grande popularidade na França.

Alguns nomes de golpes e técnicas.

Saque- movimento que inicia a partida; o jogador lança a bola acima da cabeça e a golpeia para que chegue ao outro lado da quadra. É considerado o primeiro ataque ao adversário.

Golpes de fundo de quadra (direita/forehand e esquerda/backhand):

Forehand - Golde de fundo (depois que a bola quica uma vez na quadra) executado do mesmo lado do corpo em que o jogador segura a raquete. O forehand de um canhoto, por exemplo, é o golpe de fundo no seu lado esquerdo.

Backhand - Golpe de fundo de quadra executado do lado contrário onde o jogador segura a raquete. Para um canhoto, por exemplo, o backhand fica no seu lado direito. 



                            Backhand                                                 Forehand


Smash: Permite golpear a bola de cima para baixo, dificultando a devolução do outro jogador.

Voleio: Rebatidas realizadas antes que a bola toque o solo.

Lobe - Bola que encobre o adversário. 

 Sequência de movimentos:

1. preparação;
2. passos de ajuste;
3. terminação.


Todos os golpes do tênis apresentam três fases:

1. aceleração da raquete;
2. contato bola-raquete;
3. desaceleração

Alguns termos usados no tênis.


Game - Subdivisões de um set.
Game Point - Ponto que pode decidir o game a favor do tenista que está sacando.
Break-Point - Ponto que pode definir o game a favor do recebedor. 

Match Point - Ponto que pode definir o jogo.

Set - Uma das divisões da partida. Vence o set quem ganhar seis games primeiro com vantagem de dois games sobre o adversário. Em caso de empate em 6 a 6, vence o set quem ganhar o tiebreak.

 Set Point - O ponto que pode definir o set. 

 Tiebreak - Game especial de desempate quando o set fica empatado em seis games para cada lado. A contagem no tiebreak é sequencial a partir do número 1: 1, 2, 3, 4, ... Ganha quem fizer 7 primeiro. Em caso de empate em 6 a 6, a disputa vai a 8; 7 a 7 vai a 9; 8 a 8 vai a 10 e assim por diante.

Saibro - Piso de terra batida, que amortece a bola e torna o jogo mais lento.

Um comentário: