quinta-feira, 5 de abril de 2012

CAPACIDADES FÍSICA -2º Ano – Texto 2

                             
2º Ano – Texto 2

TEMA: CORPO, SAÚDE E BELEZA – CAPACIDADES FÍSICAS.

          O sedentarismo é uma condição que surgiu principalmente pelo aumento da industrialização e da automação, advindas do avanço tecnológico. Essa situação rebaixa a condição física das pessoas em relação ao padrão recomendável para que se tenha um nível de saúde considerado aceitável.
          Sabe-se que a atividade física regular eleva o nível das capacidades físicas que estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento do organismo humano, gerando melhorias em diversas esferas da vida cotidiana das pessoas.
          Por capacidades físicas (dentre elas estão à força, a velocidade, a flexibilidade, a resistência e a agilidade), entende-se que são as condições intrínsecas, modificadas pelo ambiente, que permitem a realização dos diversos tipos de movimento. O entendimento das diferentes manifestações das capacidades físicas e suas contribuições para a melhoria funcional do organismo deve ser tratado no âmbito escolar, no sentido de demonstrar a necessidade da realização de atividades físicas regulares não só nas aulas de Educação Física, mas por toda a vida.



As capacidades físicas podem ser assim definidas

 Resistência: é a capacidade que “permite realizar movimentos durante um determinado período de tempo sem perda da qualidade de execução, isto é, prolongando o tempo de execução até o surgimento de sintomas ou sinais de fadiga”. Em relação ao metabolismo energético, divide-se em aeróbica e anaeróbia.

Força: é a capacidade “de exercer tensão muscular contra resistência, que ocorre por meio de ações musculares”. A força pode ser classificada, em relação ao tipo de trabalho muscular, em dinâmica ou estática; em relação às formas de exigência do movimento envolvido, em força máxima, e de resistência.

Flexibilidade: é a capacidade que permite “a amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesão”.

Velocidade: é a capacidade de mover o corpo ou parte dele com rapidez ou no menor tempo possível.Na Educação Física, usualmente é associada à velocidade máxima, que é “o limite superior de velocidade que um indivíduo consegue desenvolver na realização de uma tarefa motora”. Pode ser classificada em diferentes tipos: velocidade de reação, acíclica e cíclica.

Agilidade: é a capacidade de “executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direções”.

                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário